A ideia de iniciarmos o trabalho de publicação de obras de autores nacionais surgiu em 2005, quando o editor responsável Alex Giostri manifestou interesse em conhecer textos e autores de todo o país. A editora nasceu na cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceu por três anos; tempo suficiente para entendermos que para estar no mercado editorial de maneira cada vez mais presente e incisiva e dialogar com proximidade das livrarias e polos culturais, o ideal era fundar uma sede em São Paulo, o que se deu em fins de 2008.

A GIOSTRI tem comprometimento com a cultura nacional e, sobretudo, com os autores brasileiros. Nossa missão é possibilitar a cada autor que nos procura, que acredita em nós e em quem acreditamos, a publicação, divulgação e comercialização de sua obra. Para isso, recebemos originais para análise e os lemos na íntegra, após uma leitura inicial da sinopse. Depois de aprovado o projeto, publicamos e vamos ao trabalho; com obstáculos, nem sempre fáceis de se transpor, pois há ainda no mercado um interesse muito grande em livros de autores estrangeiros e já consagrados. Esquece-se que o Brasil é um celeiro de ideias e ideais, de pensadores e criadores artísticos excelentes. Mas isso não nos atrapalha, pois há também uma boa parcela da população que se interessa pela cultura nacional e novos autores brasileiros.

A GIOSTRI trabalha desde a produção da obra do autor até a comercialização, divulgação do livro e nos eventos promovidos para isso em livrarias e outros espaços culturais e de difusão do saber. Além disso, possui seus próprios pontos de venda, sendo já oito em São Paulo – nas dependências de teatros, valorizando ainda mais uma das vertentes da editora, que é a publicação de dramaturgia brasileira -, um no Rio de Janeiro, um em Salvador e mais um na cidade paulista de São José dos Campos.

Nossa ideia principal, que se traduz em meta, é poder transformar sonhos em realidade, mas sem demagogia. Poder transformar autores iniciantes em escritores experientes, conhecidos e reconhecidos. Poder buscar junto ao autor seu público-alvo, seus leitores. De fato, nossa função é dar as mãos aos autores brasileiros e mostrar ao Brasil quem cria textos que valha a pena ler.

Fotos de eventos